Sunday, August 12, 2007

Αθήνα και Μύκονος




A beleza azul e árida da Grécia é tão marcante quanto os seus sabores e monumentos. Seus sítios, ancestrais da sociedade ocidental fazem pensar o qão evoluídos os gregos já eram há tanto tempo atrás e o quanto a gente ainda pode aprender com eles (ou se perguntar como a gente desaprendeu tanta coisa...).

Sua culinária mediterrânea é rica em azeites (as oliveiras são que nem mato por lá, mas sinceramente acho que as melhores azeitonas são exportadas, como fazem com o nosso café), queijos (feta, um fresco de cabra, principalmente), vinhos, carnes, e um sábio uso de temperos e verduras - a lembraça do gostinho ainda dá água ná boca. Não dá pra acreditar como um tomate recheado com arroz, ervas e umas outras coisinhas pode ser tão gostoso!

A Acrópolis, o Parthenon e a Ágora são sim clichês turísticos, mas vê-los ao vivo é como viajar no tempo - fiquei pensando como uma sociedade tão evoluída podia viver num calor tão forte (beirava os 40°C na nossa viagem) e como isso já serviu de argumento pro nosso subdesenvolvimento... O fato de Atenas ter sediado recentemente as Olimpíadas, ajudou a recuperar sua infra-estrutura da cidade, mas imagino se tenha acontecido o mesmo no Rio...

As ilhas gregas são um capítulo a parte com seus cenários de cartão postal. Não dava vontade de sair de Mykonos (foto acima), não!

E não é que as aulas de cálculo foram úteis na hora de decifrar a sopa de letrinhas?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home