Monday, June 18, 2007

How, where? Bloomsdays!

James Joyce me intriga há tempos, desde que um grupo de críticos (não que seja um assíduo leitor de resenhas) elegeu sua obra-prima Ulisses como o romance mais importante do século XX. Li a reportagem (no caderno Mais! em 1999) e fiquei imaginando o que esse irlandês teria feito para merecer tal ovação de um bando de brasileiros. Um belo quebra-cabeças.

Fuçando meus retalhos de leituras diversas (e difusas), memórias de conversas de madrugada e o wikipedia (porque não!?), fiz uma conexão com termo pós-modernidade, que um dia me explicaram (provavelmente alguém que assistia às aulas de filosofia do Clodoaldo na Unesp Bauru) ser a condição no mundo ocidental de agora - social, cultural e estéticamente falando - produto do capitalismo (sem preconceitos) e que tem entre suas facetas a globalização, a multiplicidade, a fragmentação e a desreferencialização que nos atordoa (mesmo sem percebermos).

Consultores (e eu ainda me incluo entre eles) são pós-modernos penso eu, por bem ou por mal. Praticamente não têm casa, vagam pelo mundo sem muito se aborrecer com barreiras geográficas ou de cultura e suas referências não duram mais do que alguns meses. Mas, ao mesmo tempo têm seus paradoxos, histórias de amor e dramas como nos monólogos interiores, momentos sublimes e reflexões sobre passado, presente e futuro d
as 1000 páginas e 24 horas da vida de Leopold Bloom no romance Joyceano. E além disso Joyce foi, esteticamente falando, definitivamente um inovador, como todo consultor almeja de ser.

Não sei se foram as Guinness ou o uísque irlandês que me fizeram pensar em tudo isso, mas sei que foi muito bom ter sentido pelo menos do gostinho de Dublin (e ter aprendido a tirar um Perfect Pint!). Já tinha simpatizando com os irlandeses quando fui pra Espanha (acho que tem alguma coisa a ver com serem católicos também, assim como os latinos), mas a Dublin viking ainda por cima tem uma história cheia de guerras e a moderna, uma quantidade de bares que ainda hoje inspira muitos artistas.

ps.1 Ainda não criei coragem e a insônia ideal para devorar Ulisses, mas vai chegar o meu Bloomsday.
ps2. Só pra esclarescer: fui a trabalho, mas cheguei 2 dias antes para conhecer a cidade, blz? rsrsr
ps3. How, where? É como o casal de ingleses maluco falavam e agora, pra onde?



Dublin Junho 2007

0 Comments:

Post a Comment

<< Home