Wednesday, April 11, 2007

Heidelberg: Primeira Primavera





Chego ao novo velho mundo em uma época mágica. Na primavera os galhos adormecidos pelo inverno começam a surgir os primeiros brotos e o povo em todas suas as idades, começa a sair para as ruas e aproveitar a novidade do calor que dispensa os pesados casacos.

Meu primeiro programa em Heidelberg foi, como todos, passear pela Hauptstrasse (rua principal) numa tarde de domingo para tomar um sorvete (muitos estavam lá para uma gelada nas mesas espalhadas na rua fechada para pedestres, mas eu resisti à tentação dessa primeira vez) e apreciar as belas construções do da cidade antiga. Essa rua leva aos famosos Schloss (castelo) e à Alter Brücke (ponte velha), pontos obrigatórios para qualquer turista que se preze. Eu, como bom marinheiro recém aportado tinha que seguir o mapa, para não perder o costume. Mas a caminhada defitivamente valeu a pena, para uma primeira ótima impressão. Mas quero só ver subir a ladeirona que leva ao castelo toda vez que tiver visita por aqui (tudo bem que tinha a opção do elevador, mas a emoção não seria a mesma).

Esse é só o começo para conhecer a charmosa Heidelberg, penso eu. Essa pequena cidade, que hoje tem 140 mil habitantes, é palco de muita História. No começo do século XX foram encontrados aqui os primeiros vestígios de humanidade descobertos na Europa (datados de mais de 600 mil anos atrás!). Muito tempo depois, em 1386, foi fundada a primeira Universidade da Alemanha e pouco depois também a primeira biblioteca pública. Celtas, romanos, gregos e americanos já ocuparam esse chão (até hoje existe uma base dos EUA aqui). E foi na primavera de 1968, com o movimento estudantil, que encontrei o último registro histórico da minha rápida excursão.

Apesar dessa bagagem toda, a cidade do monte sagrado (que é o que significa Heidelberg em português) está longe de parecer um museu de antiguidades ou uma cidade medieval - tampouco lembra Guantanamo ou Paris. Ela tem sua identidade. Por causa da Universidade (bastante ativa) e das multinacionais que se instalaram nas redondezas (como a SAP em Walldorf, onde estou trabalhando) a presença de jovens e estrangeiros é maciça - eba! - e seu ar de cidade do interior com o turismo às margens do rio Neckar lembram um pouco a saudosa Barra Bonita. Esse peso dos estrangeiros na ocupação local faz com que o inglês seja suficiente para se comunicar praticamente em todos os lugares, por sorte minha.

Mas espero que a estada aqui também siva para que aprenda a língua do Goethe, Marx e do cara que inventou o bendito SAP. Dia-a-dia meu vocabulário germânico de utilidades vai aumentando. E o de futilidades também, principalmente graças ao alemão figura que trabalha comigo. Uma clássica que eu aprendi outro dia é fruto de uma propaganda de cerveja (mas que segundo o Christian foi caso verídico com um colega indiano na última Oktoberfest): de posse de um guia de conversação na mão, no meio da muvuca que é a Oktoberfest, você se dirigire ao garçom dizendo: Ich möchte diesen teppich nicht kaufen! Segundo o alemão clássico você dirá: "eu não quero comprar esse tapete". Mas o resultado vai ser, muito provavelmente, uma cerveja na sua mão em poucos segundos! Ou seja, pouco importa o que vai dizer numa grande festa alemã, o resultado provavelmente vai ser o mesmo! Isso é que é cultura avançada!? :).

Com o tempo, a adaptação à cultura local e as consequentes gafes invitáveis começam a produziram histórias engraçadas, como já está acontecendo. Mais as histórias de viagens que estão no meu mapa de vôo vão dar muito pano para manga para eu costurar esse blog. Só espero que a empolgação não seja passageira... porque a vontade de conhecer e desvendar a máquina do mundo não é.

Auf wiedersehen!

2 Comments:

Blogger Adrian Risseto said...

Grande Rômulo,

Aproveite a viagem! Muito legal o seu blog! Eu e a Dani acessaremos sempre para saber as novidades e as histórias de mais um brazuca perdido no velho mundo! Quem sabe um dia não passamos por aí para fazer vc subir mais uma vez aquela rua... se bem que vc disse que tem elevador? hummm Abs Adrian e Dani

9:20 PM  
Blogger Patx said...

Oi, gatinhoooo...
Que máximo seu blog !
Já tava ansiosa pra ter notícias suas...
Legal que vc vai contando pra gente os detalhes daí...bão dimais da conta, sô...
Bjim, com saudades já...
BE HAPPY, honey ! ! !

1:10 AM  

Post a Comment

<< Home